quarta-feira, 4 de julho de 2012

Émilie Simon!

No âmbito musical eu jamais poderia começar diferentemente, não porque eu goste dela mais do que tudo, não mesmo, mas porque ela revolucionou meu modo de ouvir música, totalmente! Até a Émilie Simon eu gostava em primeiríssimo lugar de metal sinfônico e, bem, não dá pra dizer que esse estilo perdeu a liderança porque não perdeu, porém, muito embora eu ouvisse pop já, não deixava entrar por completo e é aí que a Émilie abriu novas portas - fazia tempo que não me entregava tão de corpo e mente num estilo musical diferente. Quem é Émilie Simon? 'Émilie Simon é filha de um engenheiro sonoro, e cresceu em Montpellier, na França. Ela estudou canto de letras em um Conservatoire por sete anos antes de estudar músicas antigas em Sorbonne e, mais tarde, música na IRCAM; ela tentou tocar Jazz e depois Rock, até que finalmente resolveu por tocar música electrônica. Ela concluiu os seus estudos, obtendo o DEA em música contemporânea. Ela também escreve e compõe seus álbuns, além de cantar, assim como tem conhecimentos com equipamentos de gravação, frequentemente ela dá um toque pessoal nas músicas e na produção', adaptado do site LastFm.
Agora eu vou falar um pouquinho dos álbuns, que são: Émilie Simon (2003), La Marche de l'Empereur (2005), Végétal (2006), The Big Machine (2009) e Franky Knight (2011).
'Émilie Simon', o primeiro album compõe-se de 12 faixas, que são: 1.Désert, 2.Lise, 3. Secret, 4. Il Pleut, 5. I Wanna be your dog, 6. To the dancers in the rain, 7. Dernier Lit, 8.Graines D'Étoiles, 9. Flowers, 10. Vu D'Ici, 11. Blue Light, 12. Chanson de Toile. Nele já dá pra perceber que o que você tá ouvindo não é muito comum, destaque para as faixas mais fantásticas que são 1, 4, 8 e 12.
'La Marche de l'Empereur' é uma trilha sonora para o documentário lindo sobre os pinguins imperiais que tem o mesmo nome. As tracks são: 1. The Frozen World, 2.Antarctic, 3. The Egg, 4. Song of the Sea, 5. Baby Penguins, 6. Attack of the Killer Birds, 7. Aurora Australis, 8. The Sea Leopard, 9. Song of the Storm, 10. Mother's Pain, 11. To the dancers on the ice, 12. All is White, 13. The Voyage, 14. Footprints in the Snow, 15. Ice Girl, confesso que não sei se me apaixonei mais pela trilha ou pelo documentário, é difícil escolher! Minhas favoritas desse álbum são as faixas 1, 3, 9 e 11.
Em 'Vegétal' dá pra dizer que o trabalho amadurece e é um caminho sem volta. A jornada é: 1. Alicia, 2. Fleur de Saison, 3. Le Veil Amant, 4. Sweet Blossom, 5. Opium, 6. Dame de Lotus, 7. Swimming, 8. In the lake, 9. Rose Hybride de Thé, 10. Never Fall in Love, 11. Annie, 12. My Old Friend, 13. En Cendres. Eu não vou colocar três ou quatro faixas em destaque porque acho realmente que o álbum todo vale a pena, embora a minha favorita seja a faixa 9.
E o que é essa imagem de 'The Big Machine?' Eu tinha me apaixonado por ela antes de conhecer a cantora e também tinha me interessado bastante pelo nome. Devo dizer que é o álbum que eu gosto menos, ele tem a mesma intensidade dos outros, mas algo na mixagem deixou a voz dela deslocada em todas as faixas... ou talvez a minha versão só esteja pior. Enfim, eu gosto, mas é o que menos ouço. As faixas: 1. Rainbow, 2. Dreamland, 3. Nothing to do with you, 4. Chinatown, 5. Ballad of the Big Machine, 6. The Cycle, 7. Closer, 8. The Devil at my door, 9. Rocket to the moon, 10. Fools like us, 11. The way I see you, 12. This is your world. Eu particularmente gosto de 1, 2, 4 e 5.
E nesse o som volta ao normal, só o espírito da Émilie que não. Ela estava casada fazia pouco tempo quando o suposto marido morreu, não pesquisei direito do quê, só sei que o álbum foi dedicado a ele e tem uma letra mais triste que a outra, super bonito! 1. Mon Chevalier, 2. I call it love, 3. Holy Pool of memories, 4. Something more, 5. Bel Amour, 6. Franky's Princess, 7. Sous les Étoiles, 8. Les Amants du Même Jour, 9. Walking with you, 10. Jetaimejetaimejetaime. Amo todas!
Pra mim é uma conquista ouvi-la por dois motivos: primeiro que eu sempre odiei bastante a língua francesa, e mais da metade das músicas são cantadas nesse idioma, e segundo que a primeira vez que ouvi eu não gostei da voz dela, mas tava sem nada novo pra ouvir e tentei ouvir de novo e me apaixonei cada segundo mais. E pra encerrar, um vídeo pra terem uma noção mais clara de tudo que eu tô falando, confiram aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário