terça-feira, 25 de setembro de 2012

'Watchmen'

O que seria de mim se não falasse desse filme? 'Watchmen' vem de uma série em quadrinhos, que por sinal eu, infelizmente, nunca li. O que de fato eu vi foi o filme e amei do começo ao fim. Não acho que 'Watchmen' seja um filme besta ou forçado, eu acho que cada personagem - e as músicas também - tem o seu enfoque trabalhado, e que personagens! Brevemente falando: "Ambientada em uma realidade fictícia na qual heróis mascarados (ou fantasiados) são uma presença real na história da humanidade, Watchmen é um drama de crime e aventura que incorpora temas e referências relacionados à filosofia, ética, moral, cultura popular e de massas, história, artes e ciência. A trama principal trata dos desdobramentos de uma conspiração revelada após a investigação do assassinato de um herói aposentado, o Comediante, que atuara nos últimos anos como agente do governo. Em torno desta história giram várias tramas menores que exploram a natureza humana e as diferentes interpretações de cada pessoa para os conflitos do bem contra o mal, através das histórias pessoais e relacionamentos dos personagens principais". Há mais sobre essa história fantástica aqui. Bom, 'Watchmen' se encontra no meu TOP 5 BEST MOVIES EVER por trabalhar uma mesma questão por várias perspectivas e trabalhar questões de forma humana e profunda em vários planos de atenção. Foda. Vou deixar, por fim, algumas falas dos meus dois personagens favoritos que acho que dão uma dimensão da grandeza do filme: "Diário do Rorschach. 12 de outubro de 1985. Cão morto em beco esta manhã. Marcas de pneu no ventre rasgado. A cidade tem medo de mim. Vi a verdadeira face dela. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue. E quando os bueiros transbordarem os vermes vão se afogar. A imundice de tanto sexo e matança vai espumar até a cintura e políticos e putas olharão para cima gritando: 'Salvem-nos'. E eu sussurrarei 'Não'". - Rorschach. "Estou contemplando as estrelas. Estão distantes. E a luz delas leva tempo para nos alcançar. Tudo o que vemos das estrelas são suas velhas fotografias. [...] Eles se esforçam para erguer um paraíso e descobrem que ele é povoado de horrores. Talvez o mundo não seja feito. Talvez nada seja feito. Um relógio sem o artesão. É tarde demais. Sempre foi, sempre será tarde demais" - Doctor Manhattan. História muito inteligente, filosófica, abrangente.

2 comentários:

  1. O filme é o HQ só que animado. Muito fiel, tirando o final.

    Considerado um dos melhores quadrinhos da década de 80 junto com Batman - O Cavaleiro das Trevas.

    Como vc diz:"História muito inteligente, filosófica, abrangente."

    ResponderExcluir
  2. O melhor filme do gênero já produzido, levando em conta que é muito mais difícil produzir a temática de Watchmen do que batman, homem-aranha e outros na minha opinião.

    ResponderExcluir