segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A música no seu cérebro

'A música no seu cérebro' é um livro que eu comprei faz uns 2 anos e li desesperadamente. O livro contém um dos primeiros estudos mais detalhados do nosso interesse musical e um estudo técnico do som muito aprimorado as well. E eu não sei vocês, mas música é uma paixão enorme pra mim e também me interro por ciência, então não tinha como desgostar. A capa também me chamou atenção por conta da arte "musical" formar um cérebro, muito inteligente. Daniel Levitin, o autor, é norte-americano e psicólogo cognitivo, neurocientista e escritor dedicado à essa exploração musical. Vou transpor o que está escrito no livro: "O que é a música? De onde ela vem? Por que, aparentemente, é algo tão fácil para alguns, mas não para outros? Por que certas canções nos comovem e outras nos deixam indiferentes? Qual o papel da percepção, a misteriosa capacidade dos grandes músicos e engenheiros de som de ouvir nuanças que escapam à maioria das pessoas? Por que certas sequências de sons nos emocionam, ao passo que outras - como o latido de um cão ou a freada de um carro -, nos incomodam?" Interessante pensar nisso, não é? Você pode encontrar esse livro maravilhoso clicando aqui.

Um comentário:

  1. bom dia! chamo-me Rafael. Sou médico Geriatra e Paliativista. Estou realizando um mestrado em musicoterapia e pacientes em finitude de vida. Há alguns meses procuro este livro para adquirí-lo, pois me servirá de base para o estudo e pesquisa, contudo não o encontro em loja alguma. Você teria interesse em vendê-lo ou mesmo emprestar para enriquecer minha pesquisa. Desde já, agradeço a atenção.

    obs: Email para contato: dr_rafael.ramos@hotmail.com

    ResponderExcluir