sábado, 30 de novembro de 2013

Trilhas Sonoras Parte III

O meu momento favorito!
Hans Zimmer. Já falei dele em alguns - muitos - posts, mas mais especificamente nesse aqui. Ele é de longe o maior compositor da atualidade. Por mim porque ele é versátil e dá alma para todos os filmes que tem suas trilhas sonoras como acompanhamento (pra alguns só a trilha sonora que salva mesmo). Mas o foco não são os compositores em si e sim suas trilhas sonoras. Hans tem muitas trilhas fenomenais, eu diria que todas, mas selecionei 4 que ouço e admiro mais. 'Piratas do Caribe' é alimentado por uma trilha sonora grandiosa que acompanha até mesmo alguns momentos em que as personagens se movem dentro das cenas. TODAS são boas, acontece que 'Dead man's chest' continua tendo o órgão e me cativando por conta disso. Ouçam a faixa 'The Kraken' no Youtube :). Eu nunca me esqueço que em 2:25minutos, na faixa 'Dream is collapsing' de 'Inception', Hans Zimmer consegue fazer meu coração quase parar. Se vocês tiverem ou baixarem o álbum vão sentir o mesmo quando as duas primeiras músicas preparam a terceira, que é a que eu citei, e você é transportado automaticamente pra outro mundo. Confiram! Espero que se sintam motivados mesmo com as faixas tendo bastante tempo de duração porque eu prometo que a sequência é inesquecível! Falando nela, 'Crimson Tide' tem 5/6 faixas, uma delas contendo 22minutos, que eu não vou postar aqui, então recomendo que fiquem com essa! É um pouco longa, cada minuto vale a pena! Por fim, eu recomendo a trilha de 'Angels and demons'. É uma trilha longa, enigmática e bem trabalhada. Cliquem aqui e ouçam :)!
James Newton Howard. Taí um compositor que preciso me aprofundar muito ainda porque o que tenho dele meio que coincidiu, ouvi no filme, baixei e vi que era ele! A trilha sonora de 'Hunger Games' eu não acho intensa demais nem trabalhada de menos, como é a opinião de muitos que li, eu acredito que seja um meio termo. Tem faixas intensas e tem faixas mortinhas, talvez algumas devessem ser trabalhadas com mais afinco, mas ainda acho que o filme não perdeu nada por isso e ainda admiro muito o compositor. A minha favorita é essa aqui! MAY THE ODDS BE EVER IN YOUR FAVOR. Agora, 'Salt' é uma trilha sonora poderosa, com poucos altos e baixos. Eu gosto demaaaaaaaaaaaaaaaaais dessa faixa aqui, 'Chase Across DC'.
Será que existe alguém que nunca ouviu falar de John Williams? Star Wars? E.T.? Avatar? Jurrasic Park? Harry Potter 1,2 e 3? E lista infinita de trilhas sonoras que esse homem genial fez. Eu, particularmente, acho o estilo dele muito repetitivo. Acontece que isso não atrapalha em nada na apreciação porque a repetição é a marca dele. Lembrar que ele fez o tema de HP me emociona bastante porque esse tema marcou quase uma década da vida de quem acompanhou, eu ainda destaquei a trilha sonora do 3 porque foi a despedida dele e ele caprichou demais nessa faixa aqui: MISCHIEF MANAGED. Já o tema de Jurrasic Park todo mundo conhece e mesmo assim eu vou deixá-lo aqui porque nunca é ouvi-lo demais. 'Welcome to Jurrasic Park'.
Alexandre Desplat. O francês que produziu a trilha sonora de 'Benjamin Button' tem um toque mais leve do que os compositores que citei antes. Eu acho que combinou muito com o filme! Ouçam só isso aqui. É bonito demais! Mesmo sendo mais suave ele soube se adaptar bem pra encerrar a franquia de Harry Potter! Ele produziu as trilhas sonoras de 'Relíquias da Morte parte 1 e 2'. Vocês se lembram do momento no qual as esperanças estavam se aflorando junto com as frustrações, Voldemort estava próximo ao castelo e os professores decidem protegê-lo criando aquela redoma protetora bem como dando vida às estátuas? O que alimentou aquele sentimento foi essa faixa aqui, que eu ouvi umas 40 vezes depois de ter assistido o filme pela primeira vez só pra manter o feeling.
Dario Marianelli. Compositor italiano que faz músicas bonitas e inovadoras com piano e até mesmo objetos 'não instrumentais'. Em 'Pride and Prejudice' ele seguiu mais o modelo pausado, calmo e acompanhado de piano. Em 'Darcy's letter' ele quebra o padrão só inicialmente e depois vocês ouvem o que eu tava falando de piano e beleza :3. A trilha sonora de 'Atonement' não é muito diferente nessa marca que ele criou, mas ele conseguiu ir além acrescentando uma máquina de escrever! A trilha ganhou prêmios pela originalidade! Eu acho uma das ideias mais brilhantes que alguém no mundo da música já teve, principalmente pro filme em questão. Ouçam 'With my own eyes'!
John Powell provavelmente será meu próximo Hans Zimmer, talvez no futuro. O potencial ele tem e acho que supera o Hans em alguns pontos ainda porque a trilha sonora de 'How to train your dragon' é original, longa e não cansa NUNCA. Nenhuma faixa é mais chatinha. Eu digo que ele ainda não superou porque não me convenceu com os poucos trabalhos que tem, mas veremos. 'How to train your dragon' é uma trilha sonora inteiramente perfeita. Me digam se 'Forbidden Friendship' não é uma das faixas mais intensas, bonitas e brilhantes que vocês já ouviram?!
Por fim vem Henry Jackman! Ainda não conheço muito dele, mas essa trilha sonora de X-men First Class é absolutamente fenomenal! Já me cativou de cara quando ouvi no filme, deixou a obra cinematográfica ainda melhor e me motiva quando tenho algo pra fazer - como escrever textos gigantes no meu blog sobre trilhas sonoras. Eu vou deixar vocês com a faixa chamada 'First Class' e espero que tenham gostado das 3 seleções de trilhas sonoras :).

Nenhum comentário:

Postar um comentário