terça-feira, 26 de novembro de 2013

Trilhas Sonoras Parte I

Já comentei aqui que meu estilo favorito de música é o 'Symphonic Metal' (de bandas como Nightwish, Epica, Within Temptation), mas se eu fosse eleger os estilos secundários logo em seguida estaria o gênero de trilhas sonoras (principalmente instrumentais) e música clássica. É evidente que eu gosto muito de orquestras e de grandes sons. E é por causa disso que resolvi eleger as melhores trilhas sonoras que eu já ouvi em 3 partes: a) trilhas de animações Disney e derivados - aqui muito difícil escolher porque Hercules, Aladdin, Mulan, Tarzan, O príncipe do Egito também tem trilhas fabulosas, porém foquei nas que acho mais extravagantes -; b) trilhas de animações japonesas, ou animes; e c) trilhas de filmes. Faria mais uma categoria de jogos ou categorias dentro das categorias mas ia ficar exaustivo!
A trilha sonora do 'Rei Leão' é de ninguém mais, ninguém menos do que Hans Zimmer, meu compositor favorito de todos os tempos. Acredito que as músicas dessa animação tenham marcado a infância de muita gente, que nem marcou a minha. Não vou discursar todas as faixas porque esses álbuns de trilhas costumam ser bem longos, então vou falar das faixas favoritas e vou deixar um vídeo de cada :). As melhores faixas, na minha opinião, são: This Land, To die for, Under the stars, King of pride rock e Circle of life. Confiram esse vídeo!
Tem uma trilha sonora maior do que a do Corcunda de Notre Dame? Mais intensa e com uma letra mais crítica e objetiva? Eu acho uma das trilhas sonoras mais fantásticas da história do nosso planeta, sem exagero! HAUHA Destaco evidentemente a faixa The bells of Notre Dame, The bell tower, God help the outcasts e Sanctuary! Recomendo DEMAIS esse vídeo. "Who's the monster and who's the man?"
A trilha sonora de 'Pocahontas' contém quase 30 faixas entre as cantadas e as só instrumentais, acho que é a trilha sonora mais completa da Disney lançada em CD. Como não se emocionar com 'Colors of the wind'? Eu acho que essas duas histórias, o Corcunda e Pocahontas, ensinaram muita coisa útil para as crianças e são histórias que eu prezo muito por esse valor diferencial e mais crítico. As faixas que eu mais gosto são: The Virginia Company, Steady as the beating drum, Just around the riverbend, Listen with your heart, Colors of the wind e Farewell. Aqui vai um vídeo clássico.
Eu suspiro só de ver essa imagem! A crítica desse clássico também está ali, mas não acho que seja tão focada que nem nos anteriores, o foco aqui é o romance mesmo. Tudo é lindo nessa animação, inclusive as músicas! Gosto muito da versão instrumental do Prólogo + Something there, Transformation, West Wing e Beauty and the Beast, o tema que vocês podem conferir o vídeo original clicando aqui.
Eu gosto de uma série de músicas da 'Pequena Sereia', do desenho da que passava na televisão até os filmes, mas se eu for destacar as favoritas são Main Titles, Part of your world e Under the Sea. Não são canções tão grandiosas como as anteriores, mas é justamente esse o diferencial da 'Pequena Sereia', ela sempre foi uma fofa. :3 Gosto muito também das canções animadas que o Sebastião produzia! Falando nisso, vejam aqui.
Por fim, 'Anastasia'! 'Anastasia' não é da Disney, mas com certeza segue esse padrão. É um traço diferente e até fez do castelo um espaço mais bonito. As faixas da trilha sonora são bem intensas e eu gosto muito principalmente de Journey to the past, Once upon a december, At the beginning, versões instrumentais de Journey e Once upon, e o Prólogo. O vídeo diretamente do filme de Once Upon a December você vê clicando aqui. Próximo post trilhas sonoras de animes!

2 comentários:

  1. Rei Leão, Pocahontas, Bela e a Fera e Anastasia estão gravados na memória e no coração :) Sempre achei o Corcunda muito triste e não gostava de assistir porque sofria junto com ele. A temática é muito forte, a história é intensa. Mas a trilha sonora de todos eles combinam perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. É bem triste mesmo. Mas essa música que eu postei me dá uma vontade de lutar por ele! HUAHSU É muito intensa. E faz a gente pensar sobre discriminação com os ciganos, né, puta coisa idiota.

    ResponderExcluir