sábado, 2 de agosto de 2014

Never Let Me Go - Kazuo Ishiguro

Oi! Só para constar, em 2013 eu li, bem lidos, uma média de 50 livros. Em 2014, retornando ao trabalho etc, devo estar no sétimo livro que nem realmente bem lido conseguiu ser, já passando da metade do ano :(. Digo isso porque os livros eram posts constantes no blog ano passado e agora eu mal falo deles e quis dividir isso com vocês. Hoje venho falar de um livro que uma amiga do trabalho me emprestou com altas recomendações: Never Let Me Go de Kazuo Ishiguro, versão em inglês - ou original. Ishiguro nasceu no Japão em 1954 e emigrou para a Inglaterra aos seis anos, hoje, aos sessenta, possui seis obras publicadas: "Uma Pálida Visão dos Montes"; "Um artista do mundo flutuante"; "Os Vestígios do Dia"; "O Inconsolável"; "Quando Éramos Órfãos" e "Não Me Abandone Jamais" (foto). O livro em questão conta a história de Kathy e seus amigos órfãos Ruth e Tommy desde que eram pequenos e conviviam no internato Hailsham. Já na época de infância vários acontecimentos com seus professores e eles mesmos deixaram um grande mistério no ar sobre o seu propósito, afinal, todos diziam que eles eram crianças especiais, mas nunca explicavam o porquê. Quando Kathy conta a história ela já é adulta e entende o seu passado, então reconstrói os acontecimentos com a nova perspectiva adquirida e, ao explicar pra ela mesma tudo pelo que passou, explica também para o leitor, embora deixe o suspense no ar. O livro tem 288 páginas, divididas em três partes. Ao estar na metade do livro, parte II, posso dizer que gostei do ritmo do autor, sempre te envolvendo no suspense dessas crianças e alimentando sua curiosidade sobre o futuro delas, cada capítulo tem mais uma peça do quebra-cabeça. Gosto de um comentário que diz que o Ishiguro administra seu suspense como gotas de ácido, acho que define bem o que o livro passa e o recomendo principalmente por isso, e também já digo que é um livro pra quem gosta de não somente acompanhar uma personagem, mas ficar um pouco de fora e ter de adivinhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário