domingo, 6 de janeiro de 2013

A grande história da evolução

Eu postei há alguns dias essa mesma imagem do livro no Facebook e resolvi falar um pouquinho dele, embora eu ainda esteja em processo. Quem me conhece melhor sabe que eu sou bem desconfiada com tudo e todos ao meu redor, o que não me impede de tomar certas posições com as quais me sinto mais confortável, e a evolução é uma delas. Mas não funciona assim "ah, escolhi o que acho melhor!" e fim da história... essa é a teoria que explica o mundo da forma mais plausível que eu já ouvi e que consigo imaginar (e observar) lá fora e em mim. E que os estudos científicos corroboram e aprimoram diariamente. Enfim, uma hora eu cansei das explicações do além-mundo e procurei pelo que fazia mais sentido aqui embaixo e, por enquanto, é isso. O livro em questão deve ser dos menos polêmicos do autor, Richard Dawkins, queniano que cresceu na Inglaterra, e forte ativista anti-religioso, se é que assim posso chamá-lo; "A grande história da evolução" procura traçar o histórico da evolução com uma peculiaridade bem interessante: de trás para frente. Então o autor começa com os ancestrais humanos mais próximos e vai se afastando até a bactéria mais irmã que possamos ter tido. O texto é voltado ao estilo enciclopédico, diferente do que o Dawkins fez nos livros anteriores, pois seu estilo é mais acadêmico e provocativo. De qualquer forma, eu recomenda pra quem tem dúvidas sobre a evolução ou não a entende muito bem, por exemplo ainda pensa que somos "exatamente macacos que cresceram, ficaram sem pelos e com cérebro maior!", a questão é beeeeeeeeeem mais complexa do que isso e o desprezo social com ela, devido à predominância religiosa, sempre, na minha opinião, banaliza o assunto ou o explica para que as pessoas tenham essa ideia mesmo. Não que seja proposital, quase ninguém entende a evolução direito, mesmo, e não é culpa dessas pessoas. Espero que, mesmo que não comprem o livro e não leiam esse ou "A origem das espécies", alguém que leu esse post pretenda entender melhor a teoria da evolução; ou então comprem e leiam logo de uma vez já que todos (ou quase todos) ainda estamos de férias. Corram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário