sábado, 7 de junho de 2014

Malévola + OST

Oi! Post duplo hoje: sobre o filme de 'Malévola' e sobre a respectiva trilha sonora. Pra quem não acompanha, a atriz Angelina Jolie completava, em 2014, o quarto ano que estava afastada do cinema interpretando. Ela produziu e dirigiu "In the Land of Blood and Honey", filme que já comentei aqui no blog, mas não havia estrelado nada. E é em 2014, agora em maio, que ela retornou para as telonas. Então, é claro que o filme vai arrecadar milhões por 2 motivos: 1) o retorno da atriz ao campo atuante e 2) a eterna lenda e a construção da vilã "Malévola", as quais aprendemos em "A Bela Adormecida" long time ago. "Maleficent", produzido pela Disney, traz a perspectiva do lado do mal, digamos assim. Em resumo, a história é de uma fada, com o tal nome, que é protetora da terra de Moors. Esta é uma terra separada da dos humanos. Malévola defende Moors a qualquer custo. Acontece que uma forte amizade que ela havia desenvolvido com um humano pode mudar o rumo dos dois mundos e, certamente, o rumo da futura princesa Aurora. Não quero entrar em muitos detalhes da história pra quem não viu, por isso vou direto pra minha opinião: achei o filme excelente porque a) seja a Malévola boa ou má originalmente, ela é tratada com muito mais profundidade do que essa dualidade, e esse é um dos pontos que eu mais gostei; b) a Disney tem investido em mulheres fortes (pouco na linha Mulan, Brave, Frozen) que, ao longo do tempo, dependem cada vez menos de homens ou romances pra se salvarem; c) a produção é boa e a trilha sonora é estonteante, acompanha cada segundo do filme com honra; d) interpretação impecável da Angelina Jolie, realmente levou o filme nas costas.
Pontos negativos: a) ok, galera, é um filme Disney e como tal tem de ter pontos bobos e previsíveis? Talvez. Algumas coisas, como as 3 fadas idiotas foram desnecessárias, outras, por outro lado, como o servo Diaval, eu achei justificáveis; b) feminismo: sempre deveria ser feita uma escolha de como empoderar a Malévola com cuidado porque o filme acaba fazendo justamente o que a maioria das feministas não quer: tratar os homens como babacas e inúteis, somente trocando mulheres e homens de papel. Não é essa a proposta e isso me incomodou no filme. O rei é raso, só é movido pela vontade de poder, cego. O príncipe Phillip tem um papel 100% desnecessário, além de ter diminuído todo o respeito por outro ser humano que ele, como qualquer um, merecia. Eu vou relevar nesse caso pela vanguarda da Disney nesse sentido e porque todos os fatores relativos à vilã, pra mim, acertaram em cheio.
Agora a trilha sonora. O compositor é James Newton Howard, que já tinha trabalhado com Hans Zimmer em "The Dark Knight" e "Hunger Games: Catching Fire", "Salt", "The Village" são todas composições dele. A trilha sonora de "Maleficent" pra mim foi uma das melhores produções dele até hoje, pois acompanhou cada momento e deu vida às cenas, além de ter tido uma grande emoção por trás das notas (talvez o compositor seja um grande fã desse conto?). A trilha contém 23 faixas: 01. Maleficent Suite; 02. Welcome to the Moors; 03. Maleficent Flies; 04. Battle of the Moors; 05. Three Peasant Women; 06. Go Away; 07. Aurora and the Fawn; 08. The Christening; 09. Prince Phillip; 10. The Spindle's Power; 11. You Could Live Here Now; 12. Path of Destruction; 13. Aurora in the Faeriland; 14. The Wall Defends Itself; 15. The Curse Won't Reverse; 16. Are you Maleficent?; 17. The Army Dances; 18. Phillip's Kiss; 19. The Iron Gauntlet; 20. True Love's Kiss; 21. Maleficent is Captured; 22. The Queen of Faeriland; 23. Once Upon a Dream (única faixa não produzida por James Newton Howard, quem canta é a Lana del Rey que, dizem, a própria Angelina escolheu). Minhas músicas favoritas são: 01, 03, 08, 12, 22 e 23. Deixo vocês com a Lana pra ver se instigo mais alguém a ir ao cinema! Cliquem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário